Unidade São João Batista/Nova Era reforça importancia da vacinação em treinamento com colaboradores

Nos dias 15 e 16 de julho, o Complexo Hospitalar de Viçosa realizou, na Unidade São João Batista, o treinamento "Vacinas indispensáveis aos trabalhadores de instituições de saúde". A capacitação foi promovida pelo setor de Educação Continuada e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o ministrante responsável foi o Chefe do Departamento Municipal de Imunizações, Roberthy Ravaiani.

A iniciativa teve como objetivo orientar profissionais assistenciais e administrativos sobre a importância da vacinação no contexto hospitalar, além de esclarecer dúvidas recorrentes e reforçar a responsabilidade coletiva na prevenção de doenças.

Durante a capacitação, foram abordados diversos temas relevantes, como a diferença entre as vacinas obrigatórias para adultos em geral e aquelas exigidas para profissionais da saúde, que apresentam esquemas e doses específicas e o porquê é possível gripar mesmo após tomar a vacina da gripe.

Além disso, Roberthy explicou sobre a função da vacina contra a COVID-19 de reduzir a gravidade da doença, mesmo que não impeça totalmente a infecção; e a importância de nos vacinarmos não apenas por nós, mas também por aqueles que convivem conosco — incluindo pacientes e pessoas que, por motivos de saúde, não podem se vacinar.

Na ocasião, também foi feito um alerta para o risco do retorno de doenças já erradicadas, como a paralisia infantil, diante do crescente movimento de hesitação vacinal no país.


© 2025 Complexo Hospitalar de Viçosa. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima