Com o objetivo de aprimorar fluxos, reduzir o tempo de espera e garantir mais eficiência no atendimento, o Complexo Hospitalar de Viçosa recebeu, nos dias 23 e 24, representantes do Hospital Moinhos de Vento para o início do projeto Lean nas Emergências — iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em conjunto com hospitais de excelência pelo Proadi-SUS.
Durante a visita técnica, os representantes do Hospital Moinhos de Vento conheceram a estrutura da Unidade São Sebastião/Centro, os fluxos de atendimento e apresentaram a metodologia Lean nas Emergências. Na ocasião, também foram coletados dados para o Diagnóstico de Demanda e Capacidade, etapa inicial do projeto.
Conheça o Lean nas Emergências
O Lean nas Emergências tem como foco otimizar processos, eliminar desperdícios e aprimorar a jornada do paciente, promovendo atendimentos mais ágeis e resolutivos.
Entre as principais vantagens esperadas após a implantação estão:
- Redução da superlotação;
- Diminuição do tempo de espera e de permanência na emergência;
- Melhora no giro de leitos;
- Maior integração entre as equipes;
- Aumento da satisfação de pacientes e profissionais.
A Unidade São Sebastião/Centro é o projeto-piloto do Lean nas Emergências em Viçosa, e a Direção do Complexo Hospitalar de Viçosa pretende expandir a metodologia para as demais unidades, consolidando um modelo de gestão voltado à eficiência, qualidade e humanização no cuidado
