Hoje, 26 de setembro de 2025, ocorreu a inauguração do CTI l da Unidade São João Batista/Nova Era. O espaço conta com 10 novos leitos de terapia intensiva, que irão atender Viçosa e toda a microrregião, ampliando a capacidade de atendimento em alta complexidade.
As obras tiveram início em 14 de julho de 2025 e foram concluídas em 28 de agosto de 2025, com investimentos que somam mais de R$ 892 mil destinados às reformas e aquisição de equipamentos.
Um dos diferenciais do novo CTI é a presença de camas elétricas em todos os leitos, tecnologia que garante maior segurança e conforto aos pacientes, além de agilidade no trabalho da equipe multiprofissional. Também foram adquiridos ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros e outros equipamentos de última geração, fundamentais para o cuidado intensivo.
Todos os novos leitos contam com infraestrutura preparada para realizar hemodiálise à beira do leito, oferecendo mais segurança e aumentando as chances de recuperação clínica. Tendo em vista que pacientes que chegam ao CTI estão geralmente em estado muito debilitado.
A modernização de espaços hospitalares — com reformas e aquisição de equipamentos — representa mais segurança e qualidade nos atendimentos, mas também eficácia na gestão de recursos. Ambientes adequados e equipamentos modernos aumentam a probabilidade de melhora do paciente, o que possibilita uma rotatividade mais eficiente de leitos. Dessa forma, mais pessoas podem ser atendidas com qualidade, enquanto o hospital fortalece sua sustentabilidade financeira.
Em sua trajetória, o CTI l já havia funcionado no passado, mas foi fechado por questões administrativas, sendo posteriormente utilizado como farmácia. Hoje, a realidade é diferente: a atual gestão trabalhou para reativar e modernizar o setor, reafirmando o compromisso do Complexo Hospitalar de Viçosa em oferecer atendimento humanizado, eficiente e de excelência para toda a região. Mais do que a inauguração de um espaço, trata-se de um marco histórico para a saúde regional.
E neste mês especial, em que Viçosa completa 154 anos de emancipação no próximo dia 30, a entrega do CTI l se torna também um presente do Complexo Hospitalar de Viçosa a toda a população.