Na tarde de ontem (23), uma mulher de 22 anos foi detida na Unidade São Sebastião – Complexo Hospitalar de Viçosa – após apresentar documentação falsa e alegar estar grávida. A ação resultou em sua prisão em flagrante pela Polícia Civil de Viçosa.
Entenda o caso:
Nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeiras enviou um alerta às instituições de saúde sobre uma mulher que tentou acessar uma unidade de saúde do município utilizando documentos falsos e afirmando estar grávida. A direção da Unidade São Sebastião, ao tomar conhecimento do caso, alertou e orientou os colaboradores da instituição sobre a possível tentativa de abordagem em nossa unidade.
Na última terça-feira (22), a paciente foi identificada no Pronto Atendimento (PA) da Unidade São Sebastião. A equipe médica, seguindo os protocolos, solicitou a realização de um exame Beta HCG. No entanto, a mulher deixou a unidade antes da conclusão do atendimento. No mesmo dia, a Direção da Unidade recebeu uma matéria jornalística indicando que a mesma mulher havia sido presa pelo sequestro de uma criança em Duque de Caxias (RJ), em 2021.
Na tarde de ontem (23), a paciente retornou ao PA da Unidade. Diante da situação, a Gerência Geral acionou a Delegada Clarisse Machado, da Polícia Civil de Viçosa, que diante da análise da reportagem encaminhada e os relatos, prontamente compareceu à unidade. Durante a apuração, foi constatado que os documentos apresentados pela mulher eram falsos: a clínica mencionada não existia e o número do CRM do médico era inválido. Diante das evidências, a mulher foi presa em flagrante.
Para garantir a segurança de todos os presentes, a equipe médica conduziu a paciente à enfermaria, onde foi iniciada a soroterapia, permitindo a realização da abordagem policial sem riscos para os demais usuários da unidade. Sendo assim, em momento algum ela esteve nas dependências da maternidade.
Além disso, uma acompanhante de 46 anos relatou que estava com um paciente idoso e foi abordada pela suspeita, que solicitou sua companhia até o banheiro. Diante disso, a mesma também foi conduzida para a Delegacia da Policia Civil de Viçosa. As imagens das câmeras de segurança foram disponibilizadas às autoridades para apuração detalhada do ocorrido.
A Unidade São Sebastião reforça que segue rigorosos protocolos de acesso em todos os seus setores, especialmente na maternidade, referência para Viçosa e municípios da microrregião. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os usuários da instituição.