Promover o diálogo entre o poder público, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e sociedade civil. Avaliar os desafios da saúde pública. Construir propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Esses foram os principais objetivos da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Viçosa, realizada na sexta-feira (19), no Auditório Professor Arduíno Bolívar, localizado no Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência teve como tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil". O evento reuniu representantes de diferentes segmentos da saúde para discutir diretrizes e estratégias voltadas ao fortalecimento do SUS e à qualificação da assistência prestada à população.
O Complexo Hospitalar de Viçosa foi representado pelo Diretor-Geral, Mowgon Carlos Lara de Azevedo, e pelo Gerente-Geral da Unidade São João Batista/Nova Era, Marcelo Andrade de Godoy. A participação dos representantes reafirmou o compromisso da instituição com a construção de políticas públicas capazes de impulsionar o desenvolvimento da saúde regional e promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade.
O Complexo também teve participação ativa nos grupos de discussão. A Assessora de Comunicação, Melissa Castro, coordenou o Eixo 4 – "Modelos de Atenção e Gestão, Territórios Integrados e Cuidado Integral". Já a Assessora Jurídica e Compliance, Núbia Paiva, coordenou o Eixo 6 – "Saúde Integral da População LGBTQIA+: Travessias do Cuidado, Humanização e Direito à Saúde". Ambas conduziram os debates e contribuíram para a construção de propostas voltadas ao fortalecimento da assistência, da humanização do cuidado e das redes de atenção à saúde.
Ao longo da conferência, foram debatidos temas estratégicos para o futuro da saúde pública. Entre eles, destacaram-se o financiamento adequado do SUS, a democracia e o direito à saúde, os modelos de atenção e gestão, as emergências climáticas e a justiça socioambiental, além da saúde integral das pessoas com deficiência e da promoção da equidade e da inclusão nos serviços de saúde.
Para o Complexo Hospitalar de Viçosa, participar da Conferência Municipal de Saúde vai além da representação institucional. O encontro fortalece o diálogo entre gestores, profissionais, prestadores de serviços, conselhos de saúde e representantes da sociedade civil. Também amplia a troca de experiências e incentiva a construção coletiva de propostas capazes de gerar avanços concretos na assistência. Dessa forma, contribui para uma saúde cada vez mais qualificada, humanizada e alinhada às necessidades da população.
