Nota Informativa – Serviços de fisioterapia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou, no dia 22, uma nota referente à adequação das equipes de fisioterapia da Unidade São Sebastião – Complexo Hospitalar de Viçosa. A manifestação diz respeito a uma condenação ocorrida em 2024, que determinava o cumprimento das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à formação da equipe de fisioterapia responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, bem como à carga horária de assistência prestada.

Na ocasião, foi constatado que a assistência fisioterapêutica era oferecida por apenas 12 horas diárias, com coordenação de um profissional sem título de especialista. No entanto, segundo a regulamentação da ANVISA, o atendimento deve ocorrer por 18 horas diárias, sob supervisão de um fisioterapeuta com especialização.

Ciente das determinações e comprometida com a qualidade da assistência, a nova gestão do Complexo Hospitalar de Viçosa já promoveu a ampliação da carga horária para 18 horas diárias e está em processo de adequação da coordenação, com profissionais em fase de especialização para atender plenamente às normas vigentes.

O Complexo Hospitalar de Viçosa reitera seu compromisso com a excelência no cuidado, o cumprimento das regulamentações sanitárias e a qualificação contínua de seus serviços.

Além disso, seguem sendo realizadas melhorias importantes para a população de Viçosa e região. Recentemente, a Unidade São Sebastião passou a contar com um médico exclusivo para atendimento das fichas azuis e verdes — classificações de menor gravidade, segundo o Protocolo de Manchester —, visando reduzir o tempo de espera no Pronto Atendimento. Também foi ampliado o Pronto Atendimento Pediátrico e reforçada a equipe de fisioterapia na pediatria, em resposta ao aumento da demanda durante os períodos de sazonalidade de síndromes respiratórias.


© 2025 Complexo Hospitalar de Viçosa. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima